sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Corpo de verão

Com a aproximação da estação mais quente do ano, muitas divas mudam suas rotinas. De repente, a ida à academia torna-se compromisso inadiável e a alimentação fica baseada somente em saladas e frango grelhado. Para fazer bonito nos biquínis, shortinhos e mini-saia, elas começam o famoso “Projeto Verão”. O clima ajuda: os dias ensolarados tornam-se convite para mexer o corpo e o calor torna pratos pesados e engordativos quase proibitivos. Afinal, quem consegue encarar um hambúrguer com batatas fritas debaixo de um sol de 40 graus? Além disso, as revistas femininas pipocam com planos mirabolantes, cheios de dietas e programas de exercícios que prometem “secar a barriga e deixar o seu bumbum empinado”. Como resistir a esse apelo?

Ok, ok, não estou aqui para condenar a iniciativa. Eu mesma treino com mais intensidade só porque o verão está chegando. E dá-lhe exercícios de quatro apoios com caneleiras para trabalhar o bumbum, agachamentos para as pernas, abdominais sem fim... isso sem contar no sobe e desce frenético de escadas. Elevador? Para quê? Bom mesmo é subir até o 15º andar a pé! Mas acho importante lembrar às participantes desses projetos que, quando se fala de mudar o corpo, é preciso muita paciência. Meninas, milagres não acontecem! Se você passou o inverno todo debaixo das cobertas e se deliciando com fondues, não adianta resolver, de uma hora para outra, encarar três horas de academia e fazer regimes espartanos. Ao invés do corpinho sarado, você ainda pode conseguir uma lesão!

A ordem aqui é paciência e consistência. Faça exercícios, mas respeite seu corpo e nem pense em voltar à vida sedentária quando o inverno começar! Não comece dietas malucas e muito menos pare de comer, apenas reaprenda a se alimentar. O corpo responde muito melhor a uma alimentação saudável e atividade física, mas os resultados não são imediatos. O que dá para sentir logo é aquela sensação gostosa de ser saudável, de estar fazendo algo muito bom para o seu corpo e a sua saúde. Não pense no imediatismo, não queira ficar bonita só para a nova estação que está para começar. A persistência recompensa, isso eu garanto!

0 comentários: